Exército é multado por conta de um incêndio que atingiu parte do Parque Nacional do Itatiaia

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade finalizou a investigação sobre as causas das chamas nesta terça-feira (22)

Por Gabriela Marino

Exército é multado por conta de um incêndio que atingiu parte do Parque Nacional do Itatiaia
Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia é extinto
Ascom/ICMBio/Agência Brasil

O Exército Brasileiro é multado em R$ 6 milhões e 500 mil por causa de um incêndio que atingiu a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia em junho deste ano. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) finalizou a investigação sobre as causas das chamas nesta terça-feira (22).

Segundo a análise divulgada, o incêndio começou na margem da estrada, ao lado de um comboio de veículos do Exército Brasileiro e foi causado por um objeto utilizado para o preparo de alimentos com fogo fogareiro e líquido inflamável.

Na ocasião, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizava um treinamento para cadetes no parque, uma atividade que ocorre na região desde 1957. O ICMBio embargou também a área para permitir a regeneração da vegetação.

O incêndio atingiu cerca de 311 hectares de vegetação nativa, além de atingir infraestruturas físicas, resultando em um total de 312,5 hectares de área afetada. Ao todo, foram dez dias de combate.

A investigação concluiu que os militares detectaram o início do incêndio florestal e notificaram rapidamente os funcionários da Parquetur empresa concessionária do Parque Nacional do Itatiaia) no Posto Marcão.

Em nota, o Exército informou que não teve acesso à apuração realizada pelo Instituto e que a referida autuação está em fase de análise e apresentação de defesa por parte da União.

Mais notícias

Carregar mais