Um ex-presidiário tentou entrar na unidade Cense Galeão, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, o Degase, ao se passar por um agente da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio.
O caso ocorreu nesta segunda-feira (16).
Caio Victor de Oliveira Jardim tem várias passagens no sistema penitenciário, com processos criminais por crimes como porte ilegal de arma de fogo e estupro. Por causa do último caso, passou sete anos preso e, depois, foi encaminhado a um hospital psiquiátrico, em 2022.
No tempo em que estave em unidades do Departamento, Caio chegou a ameaçar técnicas e agentes e a falar que queria estuprar uma psicóloga que prestava atendimento. Após sair do Degase, em 2013, estuprou uma psicóloga em Campos dos Goytacazes e foi preso, em 2015, após ser reconhecido.
Em nota, o Degase disse que:
"O ex-presidiário e ex interno Caio Victor de Oliveira Jardim, tentou entrar em uma de nossas unidades administrativas na última sexta-feira (13/01), porém não obteve êxito. Confirmamos que ele tentou se passar por um agente da SEAP, mas foi devidamente impedido pela equipe de inteligência do departamento que agiu rapidamente na ação.
O Degase conta com profissionais capacitados no monitoramento em todas as suas unidades socioeducativas e só permite a entrada com autorização prévia da direção-geral. Ressaltamos que nosso setor de inteligência atua com rigor na entrada e saída de todos os visitantes autorizados para garantir a segurança de seus colaboradores e socioeducandos, possuindo ainda em todas unidades profissionais treinados e habilitados para garantir a proteção do patrimônio e a incolumidade das pessoas."