Ex-deputado federal Daniel Silveira volta a ser preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro

O político não respeitou o horário de recolhimento, um dos critérios judiciais impostos na liberdade condicional

Por Maria Eduarda Vieira

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Daniel Silveira é preso nesta terça-feira (24) pela Polícia Federal, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

O político não respeitou o horário de recolhimento, um dos critérios judiciais impostos na liberdade condicional. Ele teria ido a um hospital na noite de sábado (21) por conta de dor na lombar por decorrência de problemas de insufiência renal após às 22h, horário limite determinado na condicional. Além disso, o ex-deputado teria demorado um tempo além do previsto no deslocamento entre a unidade de saúde e a casa dele.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes considerou ainda que não havia urgência justificada para ir ao hospital sem uma autorização judicial. Foi determinado também que Silveira siga para o presídio em Bangu 8.

No documento, o ministro ainda afirma que o ex-deputado desrespeitou pelo menos 227 vezes as medidas cautelares durante todo o processo penal.

Na última sexta-feira (20), o ex-deputado havia sido colocado em liberdade condicional com algumas exigências, como proibição de usar redes sociais e dar entrevistas e de falar com investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, como o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Silveira foi condenado em 2022 a oito anos e nove meses de prisão por incitação à violência e ameaças a ministros do STF.

Em nota, a defesa de Daniel Silveira afirmou que o deslocamento do hospital para a residência dele foi normal. Sobre a exigiência de uma autorização judicial para a ida a unidade de saúde, a defesa alegou que uma pessoa com crise renal não pode esperar liberação para buscar atendimento médico.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.