O político Aristeu Raphael Lima da Silveira, do Democracia Cristã, conhecido como Rafael do Gordo, toma posse na Assembleia Legislativa do Rio, após o deputado Eurico Júnior, do PV, ter sido afastado por decisão judicial. Eurico foi condenado por improbidade administrativa enquanto prefeito de Vassouras, entre 2005 e 2008, pela demora em uma obra pública.
No plenário da Alerj nesta quarta-feira (9), o político disse que fez uma desapropriação de três lotes ao lado de uma escola municipal para construir uma quadra, mas a verba não foi liberada até o final do mandato dele e a obra não foi concluída pelo sucessor.
Esse vai ser o terceiro mandato exercido por Aristeu Rafael na Alerj. Natural de São Gonçalo, na Região Metropolitana, o parlamentar é casado e tem dois filhos, e ingressou na vida política em 2008, aos 25 anos, quando foi eleito vereador.
Em sua primeira passagem pela Casa, foi presidente da Comissão de Minas e Energia, membro da Comissão Parlamentar de Inquérito das Carteiras Falsas de Estudante e autor de leis de defesa das pessoas com deficiência.
Rafael também é autor da medida que obriga hospitais e maternidades da rede pública estadual, municipal e privada de todo o estado a realizarem exame para detectar doenças cardíacas congênitas em recém-nascidos.