Estudo mostra que mais de 50% dos comerciantes devem contratar neste fim de ano

O levantamento foi feito pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio e as vagas serão temporárias

Por Jeane Moraes (sob supervisão)

Comércio
Reprodução/Pixabay

Mais de 50% dos comerciantes do Rio pretendem contratar funcionários temporários neste fim de ano. O levantamento foi feito pelo Clube de Diretores Lojistas e pelo Sindicato dos Lojistas do Município. Segundo a entidade, a expectativa para este ano é de que o setor contrate cerca de 12 mil pessoas. O número representa dois mil funcionários temporários a mais do que no mesmo período do ano passado.  

Ainda de acordo com o CDLRio, os principais segmentos que vão contratar são de roupas, calçados, joias e bijuterias, óticas e eletroeletrônicos. A pesquisa aponta que apenas 10% dos lojistas não pretendem aumentar a equipe frente às festas de fim de ano, e 30% ainda estão indecisos.  

O levantamento também mostrou que 45% das contratações representam o primeiro emprego dos funcionários, com faixa etária predominante entre 18 e 35 anos.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Rio e do Clube de Diretores Lojistas, Aldo Gonçalves, destaca que a iniciativa otimiza as vendas.

"Não se pode perder vendas. Se uma loja estiver com muito movimento e o cliente não tem um bom atendimento, ele desiste e vai para outra loja. É importante que o atendimento seja ágil, rápido e bem feito. Para isso, tem que aumentar o número de funcionários. E é importante para toda sociedade, porque a grande maioria dos funcionários temporários são jovens de primeiro emprego, e isso tem uma função social muito importante".

A estudante de comunicação Vitória Oliveira já garantiu um trabalho temporário aos fins de semana em dezembro em uma loja de roupas masculinas. Apesar de já ter um emprego fixo, ela conta que buscou o segundo trabalho para aumentar a renda.

“Eu já trabalho durante a semana de segunda a sexta, mas optei em arrumar um emprego temporário no final do ano porque eu gosto de dar presentes e acabo tendo um gasto maior por conta disso. Para mim, essas vagas temporárias são muito importantes, não só porque otimizam o trabalho nas lojas, mas também é forma forma das pessoas que não tem emprego terem a oportunidade de mostrar o seu potencial e, quem sabe, conseguir conquistar uma vaga.”

O estudo do CDLRio afirma que a alta expectativa para a contratação de temporários leva em consideração o atual momento da economia, que se mostra otimista.  

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.