BandNews FM Rio de Janeiro

Estudo com a Fiocruz mostra que 69% dos brasileiros confiam na ciência

Em um recorte sobre a percepção das vacinas, quase 87% dos entrevistados consideram que elas são importantes para proteger a saúde

Por Mariana Albuquerque

Estudo com a Fiocruz mostra que 69% dos brasileiros confiam na ciência Sumaia Villela/Agência Brasil
Sumaia Villela/Agência Brasil

Um estudo com a participação da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, revela que 69% dos brasileiros confiam na ciência.  

Em um recorte sobre a percepção das vacinas, quase 87% dos entrevistados consideram que elas são importantes para proteger a saúde. 46,4%, porém, desconfiam das empresas farmacêuticas. Especificamente sobre a vacina da Covid-19, 47% acreditam que o Governo Federal forneceu informações falsas sobre o imunizante durante a pandemia.  

Além disso, cerca de 13% dos entrevistados declararam não pretender tomar doses de reforço da vacina contra a Covid e quase 8% dos que têm filhos disseram não ter a intenção de vacinar os pequenos. A hesitação em imunizar, de acordo com o estudo, está associada à escolaridade, à familiaridade com conceitos científicos e ao grau de engajamento na política.

De acordo com o estudo, feito pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia, a porcentagem dos que confiam na ciência é considerada baixa.

Os pesquisadores argumentam que a confiança na ciência foi afetada negativamente por campanhas de desinformação que cresceram nos últimos anos. Além disso, eles afirmam que essa crença depende dos valores, dos posicionamentos morais e das visões políticas de cada um.

A pesquisa entrevistou 2.068 pessoas, com 16 anos ou mais, entre agosto e outubro. A margem de erro é de 2,2% e o intervalo de confiança é 95%.

Mais notícias

Carregar mais