A estátua de João Cândido é reposicionada na praça Marechal Âncora, no Centro do Rio de Janeiro. O monumento, que ficava na Praça XV, a 300 metros do local atual, foi colocado em uma área com maior visibilidade.
Na ação, a escultura do almirante negro, líder da Revolta da Chibata, também ganhou uma placa informativa e um revestimento em bronze no pedestal.
A estrutura ficava atrás de uma estação de VLT e reposicionamento é considerado um reparo à falta de visibilidade do monumento.
Emocionado, o único filho vivo João Candido, Adalberto Nascimento Cândido, de 83 anos, disse que é muito gratificante ver a homenagem e a mudança que vai trazer mais visibilidade à memória do pai.
A escultura passou por limpeza e aplicação de resina protetiva. A estátua em bronze é de tamanho natural e assinada pelo artista Valter Brito.
João Cândido Fellisberto nasceu em 1880, na Vila São José, encruzilhada do Sul, Distrito de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Liderou a revolta dos marinheiros contra as péssimas a condições de trabalho e o castigo corporal.