Os estágios operacionais da escala que orienta sobre os impactos temporais e alagamentos na cidade foram alterados. A medida faz parte do Plano Verão 2023/ 2024. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (16) pelo prefeito Eduardo Paes e publicada no Diário Oficial.
Antes os termos usados eram: normalidade, mobilização, atenção, alerta e crise. Agora a escala continua com 5 níveis, mas de 1 a 5, do normal ao mais grave. Além disso, todos os números têm uma cor: verde, amarelo, laranja, vermelho e roxo.
Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a mudança tem o objetivo de facilitar e agilizar a comunicação com o carioca.
Na apresentação do Plano Verão, a Prefeitura também anunciou a instalação de um radar meteorológico que vai ficar na Serra do Mendanha, na Zona Oeste da Cidade.
Atualmente a prefeitura conta com apenas com um radar no Sumaré, que foi instalado em 2010. No entanto, em termos de tecnologia, o equipamento não consegue identificar a proporção da nuvem.
O novo aparelho tem previsão de instalação até o final do ano e vai possibilitar a identificação de queda de granizo, como explica o chefe executivo do Centro de Operações, Marcus Belchior Correia.
A Prefeitura do Rio ainda destacou que a atual parceria do município com a NASA para monitoramento de deslizamentos está sendo ampliada e deve passar a monitorar também enchentes na cidade.