Os homicídios dolosos (com intenção de matar) aumentaram quase 17% no Estado do Rio, no primeiro semestre de 2023, na comparação o mesmo período do ano passado, segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Foram 1.732 assassinatos entre janeiro e junho, 247 casos a mais do que em 2022.
Uma das vítimas foi Felipe Rouel, ex-assessor de um vereador de Duque de Caxias. Ele foi morto a tiros ai sair de casa, no município da Baixada Fluminense, no final de maio. Familiares dele desabafam sobre o sofrimento de perder alguém de forma violenta, como conta o primo dele, Marcos Abreu.
Os dados de homicídio doloso na Região Metropolitana também são alarmantes. De acordo com o estudo, foram cometidos 183 crimes a mais de um ano para o outro. Entre janeiro e junho do ano passado, foram 1021 casos, enquanto neste ano foram 1224. O aumento é de 17,9%.
Os dados do ISP ainda revelaram que houve um aumento nos registros de roubo de carga nos seis primeiros meses de 2023. Foram 2.111 crimes, 201 a mais do que no mesmo período do ano passado, um aumento de 10,5%.
Em contrapartida, os roubos de rua - que englobam os registros de roubo a pedestre, roubo de celular e roubo em ônibus - tiveram uma queda de 16% no primeiro semestre deste ano, quando comparados com o primeiro semestre de 2022.