Estado do Rio pode ter implantação de ônibus elétricos

Empresas e órgãos de controle se reuniram no Primeiro Fórum de Eletromobilidade para discutir os avanços do transporte intermunicipal

Por Vinícius Calixto (sob supervisão)

Outras cidades do Brasil já começaram a aderir aos ônibus elétricos
Reprodução

O Rio de Janeiro debate a implantação de ônibus elétricos em todo o estado. Nesta terça-feira (13), empresas e órgãos de controle se reuniram no Primeiro Fórum de Eletromobilidade para discutir os avanços do transporte intermunicipal.

Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, o objetivo da reunião foi entender os avanços das companhias e órgãos de controle que já atuam no setor de eletromobilidade para que o estado possa implantar veículos sustentáveis e ecologicamente responsáveis.

Também foi discutida a situação das indústrias brasileiras que atuam no setor.

A BandNews FM conversou com o especialista em transporte público, Alexandre Rojas. Ele contou sobre os benefícios de veículos sustentáveis para a mobilidade urbana, comparando o ônibus ao Veículo Leve Sobre Trilhos, modelo adotado na capital fluminense, que permite melhor deslocamento entre passageiros, e pode ajudar a diminuir a quantidade de carros nas ruas.

Apesar do otimismo tratado na fórum, o município do Rio não pretende utilizar ônibus sustentáveis por enquanto. Através de uma publicação nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes já deixou claro que não compra coletivos elétricos porque já trabalhou na empresa BYD, uma das companhias responsáveis por produzir veículos sustentáveis, pois não gostaria de ser acusado de favorecimento em caso de eventual vitória da empresa em uma licitação.

Outras cidades do Brasil já começaram a aderir aos ônibus elétricos. Em São Paulo, a expectativa é de que oitocentos veículos sustentáveis estejam circulando na capital paulista até o fim de 2024. Curitiba, no Paraná, planeja a aquisição de setenta ônibus até junho deste ano.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.