Estádio do Flamengo deve ser ianugurado em 2029, afirma Landim

Terreno foi arremetado pelo Time da Gávea durante leilão realizado nesta quarta-feira (31)

Por Gabriela Marino

ESTÁDIO DO FLAMENGO
Divulgação

O atual presidente do Flamengo afirma que o Rubro-Negro espera inaugurar o estádio próprio no dia do aniversário do clube, em 15 novembro de 2029. O espaço onde a arena vai ser construída foi arremetado pelo Time da Gávea, por mais de R$ 138 milhões, durante leilão realizado nesta quarta-feira (31), na sede da Prefeitura, no Centro do Rio.

O Flamengo foi o único interessado no certame. O Terreno do Gasômetro, na Região Portuária, pertencia a Caixa Econômica Federal, mas foi desapropriado pelo município. O valor vai ser depositado pelo clube em cinco dias, mas existe a possibilidade do depósito ocorrer em juízo.

O estádio deve custar entre 1 bilhão e meio e 2 bilhões de reais. A expectativa é de que o time da Gávea tome posse do terreno ainda esse ano. A ideia é vender os naming rights do local para ajudar no financiamento da iniciativa. ((Além disso, a Prefeitura vai ceder o potencial construtivo de terrenos do próprio clube para negociações.

De acordo com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, o projeto ainda está em fase inicial.

Após o leilão, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que além do Flamengo ter o estádio próprio, a intenção é também movimentar a Região Portuária e o Centro da cidade.  

Na noite de terça (30), o certame havia sido suspenso pela Justiça Federal após acatar uma ação popular movida pelo advogado Vinícius Monte Custódio, que argumentou que não havia informações suficientes sobre os elementos da desapropriação do terreno e que o decreto publicado pelo município não apresentou indícios legais para a ação.

No entanto, a Procuradoria do Município do Rio conseguiu a autorização para realizar o leilão. Houve ainda uma outra tentativa da União de suspender o pregão horas antes de começar, mas a justiça federal manteve a decisão.

No início da semana, o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou por 602 votos a participação no leilão para a compra do terreno do Gasômetro.

O terreno do Gasômetro tem 88,3 mil metros quadrados. Além do estádio, o projeto preve a construção de estacionamentos e área de lazer. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.