A previsão é de que a operação nas estações do Metrô de Jardim Oceânico e São Conrado seja restabelecida e o sistema reabra normalmente apenas na manhã desta quarta-feira (2). Os passageiros que dependem do transporte enfrentam problemas para utilizar o serviço desde a tarde desta terça-feira (1º).
Segundo o MetrôRio, durante a execução de manobra com um trem, fora de serviço e sem passageiros, na zona de manobra de São Conrado, houve um incidente operacional que ocasionou o descarrilamento de um carro da composição. Dessa forma, a operação das Linhas 1 e 4 funcionam de forma regular entre as estações Uruguai e Antero de Quental.
A passageira Lúcia Costa estava voltando do trabalho e precisava pegar o transporte até Botafogo, fazer baldeação e pegar outro metrô até a Pavuna. Ela conta que a corrida por carro de aplicativo estava R$ 98,00 e não sabia como iria voltar para casa.
A Secretaria Municipal de Transportes disse que solicitou o aumento de frota de ônibus que atendem a população da Zona Sul e Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Linhas que fazem a ligação entre as regiões:
553 (Integrada 8) - Recreio - Rio Sul
548 - Metrô de Botafogo x Terminal Alvorada
309 - Terminal Alvorada x Central
550 - Cidade de Deus x Gávea
554 - Piabas x Rio Sul
Em nota, o Metrô rio informou que, após a análise técnica da equipe da concessionária no local da ocorrência, foi verificado que será necessária a interrupção da operação comercial nas estações São Conrado e Jardim Oceânico até o fim desta noite.
A operação da Linha 2 ocorre normalmente.