Bangu não tem estação meteorológica porque o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil desativou a base no bairro para que um shopping fosse construído no local. A informação é do próprio Inmet.
Quem chamou a atenção para o problema foi o morador local Hilquias Rodrigues.
A coordenadora do Observatório do Calor no Rio, Núbia Berairmou explica que a falta de uma estação meteorológica em Bangu impacta diretamente em políticas públicas para a população do bairro.
Em nota, o Alerta Rio informou que a cidade conta com uma rede de 33 estações telemétricas espalhadas por todas as regiões do Município do Rio de Janeiro. Estas estações enviam dados em tempo real, a cada 5 minutos, para a central do Alerta Rio. Só que deste total, 26 estações são pluviométricas, ou seja, enviam apenas leituras de chuva, como a base que atende Bangu.
Cinco pontos são estações meteorológicas que enviam leituras de chuva, temperatura e umidade do ar. Elas ficam em Irajá e Alto da Boa Vista, na Zona Norte, Jardim Botânico, na Zona Sul, além de Barra/Riocentro e Santa Cruz, na Zona Oeste. O Alerta Rio ainda dispõe de duas são estações meteorológicas completas que transmitem dados de chuva, vento, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. Elas ficam em Guaratiba, na Zona Oeste e São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.