Ao fim do prazo de sete dias solicitado pelas plataformas para que as empresas de aplicativos de transporte de passageiros, como Uber e 99, informassem o tempo necessário para a adaptação às novas regras sobre o uso do ar-condicionado, pouco se avançou na discussão.
Uma nova reunião aconteceria entre a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor do Rio com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (amobitec), mas as plataformas preferiram se posicionar por e-mail.
A empresa 99 não se posicionou para o governo do estado e também não respondeu aos questionamentos da BandNews FM. A SEDCON informou que caso necessário vai adotar um processo administrativo punitivo
Já a Uber respondeu afirmando que como o ar condicionado é um requisito para se cadastrar na plataforma. Por conta disso, é esperado que seja utilizado, podendo o passageiro solicitar que o ar seja ligado em qualquer modalidade. A plataforma ainda afirma que é proibida a cobrança adicional pelo uso do aparelho. Caso o motorista parceiro se recuse a ligar, o passageiro pode cancelar a viagem, reportar a situação à plataforma ou fazer uma avaliação sobre o ocorrido ao final da viagem.
Na semana passada, o Governo do Rio publicou uma resolução no Diário Oficial com as novas regras para as plataformas.
Inclusive proibindo a cobrança de qualquer valor adicional pelo uso do ar-condicionado durante as corridas, uma vez que a prática é considerada abusiva.
Mais de 400 mensagens sobre o uso de ar-condicionado nos carros por aplicativo chegaram a Secretaria de Defesa do Consumidor ao final da quarta-feira. Motoristas também têm procurado o Fala Consumidor para fazer reclamações.
Enquanto as plataformas não definirem o prazo para atender à resolução, todos os carros de app devem funcionar com o ar ligado.