Empresa acusada de furtar cinco toneladas de cabos de cobre é alvo de operação

Os donos possuíam licença expedida pela Prefeitura de Belford Roxo

Por Daniel Henrique

Cabos de cobre
Reprodução/Pcerj

A Polícia Civil cumpriu 35 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma empresa acusada de furtar cinco toneladas de cabos de cobre em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A operação aconteceu nesta sexta-feira (2).

As investigações começaram a partir da apreensão do material, em janeiro deste ano. Segundo os investigadores, os donos da empresa, Wellington Alves da Silva e Milton Peixoto da Costa, apresentaram uma licença expedida pela Secretaria de Meio Ambiente do município que autorizava o serviço, mas os agentes descobriram que o documento foi concedido sem qualquer procedimento licitatório ou administrativo. Além disso, a extração dos cabos acontecia sem qualquer perícia técnica e sem a autorização da concessionária de telefonia Oi, sendo armazenados na sede da empresa e na casa dos acusados.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, apontou que a empresa teve uma movimentação financeira de mais de 28 milhões de reais entre janeiro de 2022 e novembro de 2023, valor considerado incompatível com a capacidade financeira declarada.

Os donos da empresa revendiam os cabos e rapidamente transferiam o dinheiro de suas contas bancárias para a de familiares, para a de empresas de fachada, ou sacavam o valor de forma fracionada, o que sugere o crime de lavagem de dinheiro.

Em nota, a Prefeitura de Belford Roxo diz que cancelou a licença operacional da empresa em março. Além disso, afirma que as licenças ambientais são concedidas mediante a análise criteriosa dos documentos apresentados, mas que não tem nenhum tipo de gerência sobre qualquer empresa, que deve ser punida caso não cumpra as normas estabelecidas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.