A Eletronuclear afirma ser falsa a informação que uma bomba foi encontrada nas instalações das usinas nucleares de Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense. Segundo a empresa, uma denúncia sobre o assunto foi recebida na segunda-feira (12), e apesar de não ser considerada confiável, foi repassada a órgãos internos.
Todos os protocolos de segurança necessários foram acionados e uma varredura total da Central Nuclear não identificou nenhum material explosivo no local.
Apesar do relato ter sido falso, ele foi informado a outras entidades, como as polícias Federal e Militar, o Ibama, o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, o Colégio Naval da Marinha do Brasil e prefeituras e câmaras de vereadores de Angra e cidades vizinhas.
Em nota, a Eletronuclear ressaltou que conta com um plano de proteção e que a explosão de uma bomba nas instalações das usinas não seria capaz de provocar um acidente nuclear que colocasse em risco a população ou o meio ambiente. A empresa explicou ainda que a informação não foi divulgada anteriormente para não causar pânico sem fundamentos.