Eleitores de Niterói e Petrópolis voltam às urnas para escolher novos prefeitos

As eleições do 2º turno ocorrerão das 8 às 17 horas, nos mesmos locais de votação que funcionaram no 1º turno

Por Luanna Bernardes

71ª Zona Eleitoral, no Colégio Liceu Nilo Peçanha, no Centro de Niterói
Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais de 650 mil eleitores das cidades de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e de Petrópolis, na Região Serrana, voltam às urnas para eleger novos prefeitos, em segundo turno. As eleições ocorrerão das 8 às 17 horas, nos mesmos locais de votação que funcionaram no primeiro turno.

Eleitores que não votaram na primeira etapa e têm o título regular devem comparecer obrigatoriamente. A Justiça Eleitoral recomenda que esses eleitores consultem o site do TRE-RJ para verificar a lista de locais de votação, caso tenha ocorrido alguma alteração em relação ao último pleito, realizado em 2022.

No segundo turno, o eleitor vota apenas para o cargo de prefeito.

Os eleitores de Niterói e Petrópolis devem apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação ou e-Título (caso tenha foto). Mesmo com a identificação por biometria, é necessário levar um documento com foto.

Embora o título de eleitor não seja obrigatório, ele facilita a localização da seção eleitoral.

A emissão do e-Título esteve disponível até ontem (26). Quem não baixou o documento digital não poderá emitir uma nova via hoje (27).

Transporte gratuito

Não haverá cobrança de passagens nos ônibus municipais em Niterói e Petrópolis neste domingo. Em Niterói, as empresas foram notificadas para disponibilizar a frota correspondente aos dias úteis.

Propaganda proibida

Apenas manifestações individuais e silenciosas são permitidas hoje, como o uso de adesivos, bandeiras, broches ou dísticos. Estão proibidos comícios, carreatas, alto-falantes, distribuição de panfletos ou cartazes, boca de urna e transporte de eleitores.

Justificativa

Eleitores fora do domicílio eleitoral podem justificar a ausência pelo aplicativo e-Título. O prazo para justificativa, sem multa, é de até 60 dias após cada turno. A justificativa também pode ser feita pelo sistema Justifica nos sites do TRE-RJ e do TSE após o pleito.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.