Notícias

Eleições no RJ: 72 pessoas são presas em ações das forças de segurança do Estado

Já a Polícia Federal atendeu 70 ocorrências no Rio de Janeiro. Destes, 29 foram de prisão em flagrante

Por Myllena Vianna

  • facebook
  • whatsapp
  • twitter
Detido neste domingo de 1º turno
Reprodução/TV Band

O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, classifica como tranquila a atuação das forças estaduais de segurança durante as Eleições Municipais de 2024. A declaração foi dada durante coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), neste domingo (6). 
 
Segundo balanço do Governo do Estado, foram registradas 107 ocorrências em todo o território fluminense. Setenta de duas pessoas foram presas, sendo 44 por boca de urna, 10 por violação do sigilo de voto, cinco por corrupção eleitoral, além de outros crimes eleitorais. Cerca de R$ 45 mil em dinheiro foram apreendidos por policiais militares. 
 
O secretário de segurança pública Victor Santos, ressaltou que o resultado ocorreu por causa do planejamento realizado pelas forças de segurança em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral. 
 
Para o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, a atuação de agentes em comboio pelas zonas eleitorais ajudaram o setor de inteligência da instituição a realizarem prisões. 
 
Já a Polícia Federal atendeu 70 ocorrências no Rio de Janeiro. Destes, 29 foram de prisão em flagrante. Segundo o balanço, 120 pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar depoimento. 
 
No sábado (5), 24 pessoas foram presas por tentativa de compra de votos em Nilópolis, na Baixada Fluminense, em um galpão ligado ao prefeito reeleito Abraãozinho, do Partido Liberal. Dentre os presos, estão três policiais militares, sendo dois reformados e um da ativa. 
 
Na ação, também foram apreendidos mais de R$ 63 mil em espécie. Os agentes encontraram um carro adesivado com propaganda do candidato e uma pistola com dois carregadores. No galpão, havia uma lista com nomes de eleitores que supostamente receberiam para vender os votos. 
 
A BandNews FM aguarda um posicionamento do prefeito e do PL. 
 
Em Belford Roxo, na mesma região, o atual secretário de ordem pública do município foi detido por suspeita de carregar material contendo fake News. Marcelo Dias foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos. 
 
Em nota, a Prefeitura de Belford Roxo destacou que a Polícia Militar parou um carro que estava à frente do secretário, que foi levado para a delegacia para prestar depoimento. A nota afirmou ainda que os advogados de Marcelo Dias estão pedindo o desmembramento do caso para provar a inocência dele. 
 
Durante as eleições, o Governo do Estado atuou com 25 mil agentes. Ao todo, a força-tarefa reuniu policiais civis, militares, bombeiros e agentes do Programa Segurança Presente. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.