Eduardo Paes é reeleito como prefeito do Rio de Janeiro com mais de 60% dos votos. O candidato do PSD venceu, no primeiro turno, outros oito postulantes ao cargo em 2024, entre eles Alexandre Ramagem, do PL, que ficou em segundo lugar no pleito com mais de 900 mil votos.
Paes também voltou a dizer que a segurança pública é atribuição do governador Cláudio Castro.
Este será o quarto mandato de Paes como prefeito da capital fluminense. Ele já governou a cidade entre 2009 e 2017 e foi eleito prefeito novamente em 2020 quando derrotou o então prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).
Paes votou na manhã deste domingo no Gávea Golf Club, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Ao falar com a imprensa após registrar o voto, Paes relatou que estava confiante de que seria eleito no primeiro turno.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (5), o atual prefeito aparecia com 54% das intenções de voto. Já Ramagem, principal opositor na disputa, tinha 22% das intenções de voto.
Nascido no Rio de Janeiro em 14 de novembro de 1969, Eduardo da Costa Paes formou-se bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio, com especialização em Políticas Públicas e Governo pela UFRJ. É casado e pai de dois filhos.
Desde 1993, Paes tem dedicado sua carreira ao serviço público, quando foi designado subprefeito da Zona Oeste, aos 23 anos. Em 1996 foi eleito vereador, com a maior votação para o cargo, além de já ter sido deputado federal e secretário municipal de Meio Ambiente da capital fluminense e secretário de Estado de Turismo, Esportes e Lazer.
Eduardo Paes foi eleito prefeito do Rio em 2008, sendo reeleito em 2012. Nesse primeiro período a frente da Prefeitura, o político viu a cidade ser sede de eventos como as Olímpiadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014.
Em 2018, Paes concorreu ao cargo de governador do Rio, mas terminou em segundo lugar. Dois anos depois, voltou a ser eleito como prefeito da capital fluminense.