O prefeito Eduardo Paes e o presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado, vão se reunir nesta sexta-feira (15) com representantes da Changi, empresa que é responsável pela administração do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio.
O encontro vai ocorrer em Singapura, onde fica a sede do grupo. O objetivo é discutir o futuro da concessão do Galeão, já que a empresa havia desistido de operar o terminal e depois voltou atrás.
Paes e Caiado embarcaram rumo ao país do sudeste asiático na quarta-feira (14).
Durante agenda antes da viagem, o prefeito comemorou os números positivos do terminal internacional e prometeu anunciar em breve uma série de medidas para melhorar os acessos ao aeroporto da Ilha do Governador.
O presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado, afirma que é favorável à manutenção da atual concessionária do Galeão e destaca a importância do terminal para a economia fluminense.
A permanência da Changi é possível após o Tribunal de Contas da União autorizar que concessionárias voltem atrás na decisão de devolver concessões ao governo.
O grupo de Cingapura pediu para deixar o terminal em fevereiro do ano passado, alegando problemas econômicos com a queda no número de passageiros, mas decidiu continuar administrando o aeroporto no início deste ano.
Na quarta-feira (14), o RIOGaleão anunciou que espera terminar 2023 com um saldo de 7,8 milhões de passageiros, um terço a mais que o registrado em 2022, quando o terminal recebeu menos de 6 milhões de pessoas.