Eduardo Paes define prazo para fechamento do Aeroporto Santos Dumont durante realização do G20

Segundo Paes, a transferência dos pousos e decolagens para o Galeão, foi solicitada por motivo de segurança e para facilitar a mobilidade

Por Pedro Dobal

Eduardo Paes afirma que o Governo Federal deve formalizar até sábado o fechamento do Aeroporto
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O prefeito Eduardo Paes afirma que o Governo Federal deve formalizar até sábado (2) o fechamento do Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio, nos dias 18 e 19 de novembro, durante a realização do G20.

A Cúpula de Líderes, que vai reunir ministros e chefes de estado das maiores economias do mundo, vai ocorrer no Museu de Arte Moderna, que fica a cerca de 600 metros do terminal.

Segundo Paes, a transferência dos pousos e decolagens para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, foi solicitada por motivo de segurança e para facilitar a mobilidade.

O Governo Federal também deve editar um decreto de garantia da lei e da ordem para que as Forças Armadas reforcem a segurança na cidade. Quase mil agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal vão apoiar o patrulhamento.

Durante a apresentação do plano operacional do evento nesta quinta-feira (31), o prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância do encontro e pediu compreensão dos cariocas com as mudanças que vão alterar a rotina da cidade.

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Aterro do Flamengo vai ser totalmente bloqueado para a circulação das comitivas das autoridades. As áreas de lazer na orla e no Aterro também não vão funcionar entre 15 e 20 de novembro. As vagas de estacionamento dos hotéis das delegações serão restritas.

As mudanças ainda vão afetar a Zona Portuária, que vai receber outros eventos relacionados ao G20 ((e um festival com apresentações de Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury, Seu Jorge, Diogo Nogueira e Maria Rita.))

O acesso ao Boulevard Olímpico vai ser controlado e as estações Utopia Aquario, Parada dos Navios e Parada dos Museus do VLT ficarão fechadas para embarque e desembarque durante o dia.

As nações que compõem o G20 concentram cerca de 85% do PIB mundial e 75% de todo o comércio do planeta. O grupo engloba 19 países dos cinco continentes, além da União Europeia e da União Africana. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.