O novo edital do programa Mais Médicos, lançado pelo Ministério da Saúde, tem previsão de abertura de 15 mil novas vagas ainda este ano para e promete atender todos os municípios brasileiros.
O programa foi retomado em março, mas a medida provisória encaminhada pelo Presidente Lula ao Senado só foi aprovada nesta terça-feira (20). A ministra Nísia Trindade afirma que o programa garante a presença de médicos nas equipes de saúde da família, que estava comprometida em boa parte das cidades mais vulneráveis.
As declarações foram dadas durante o programa Bom dia, Ministro, da EBC, que prevê uma conversa semanal com jornalistas de todo o país. Nísia Trindade ainda afirmou que o programa nacional de Redução das Filas de cirurgias do SUS recebeu o primeiro repasse este mês, de R$ 200 milhões. Com isso, a previsão é de que cinco estados reduzam em 100% a fila de espera. A meta, segundo a ministra, é realizar pelo menos 500 mil cirurgias ortopédicas ainda esse ano. 600 milhões de reais vão ser investidos no programa em 2023.
A ministra da saúde, Nisia Trindade, falou ainda sobre os problemas enfrentados pelos brasileiros com planos de saúde. Ela afirma que 75% da população brasileira já usa os recursos do SUS, e que por isso, não existe uma preocupação com a migração de mais pacientes para a rede.
Em relação a pobreza menstrual, o governo federal divulgou a distribuição gratuita de absorventes higiênicos no SUS. Segundo a ministra, pessoas que menstruam vão ser atendidas para além das unidades, mas com ações nas ruas, escolas e presídios.