Ecobarreiras serão instaladas em três municípios do Rio

A partir desta sexta dezessete estruturas flutuantes começam a ser montadas em Duque de Caxias, São Gonçalo e na capital fluminense

Por Bruna Bittar (sob supervisão)

Ecobarreiras serão instaladas em três municípios do Rio
Tomaz Silva/Agência Brasil

Três municípios do Rio vão receber ecobarreiras para conter o lixo que desagua na Baía de Guanabara. As dezessete estruturas flutuantes começam a ser montadas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, São Gonçalo, na Região Metropolitana, e na cidade do Rio 

As contenções feitas de cabos de aço com flutuadores serão fixadas em barreiras de concreto nos rios que mais despejam lixo na Baía. As prioridades são o Rio Pavuna -Meriti, o Canal do Cunha e o Rio Sarapuí.

As ecobarreiras não devem afetar estruturalmente os rios. Segundo o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, barcos e máquinas vão auxiliar na retirada do lixo. 

"Nós temos os barcos e as máquinas que vão retirando resíduos para destinação. As ecobarreiras tem na sua totalidade a capacidade de retirar mil duzentos e oitenta toneladas de resíduos por mês, totalizando aí ao longo de um ano cerca de vinte piscinas olímpicas de lixo deixando de chegar na Baía de Guanabara." 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.