A dupla flagrada imitando macacos em roda de samba no Centro do Rio estava com um grupo que também realizou atos racistas, segundo testemunhas. Uma argentina, que estava no Brasil para um fórum de educação musical, e um homem que seria carioca foram filmados fazendo gestos e sons de animais no evento Pede Teresa, na Praça Tiradentes, na última sexta-feira (19).
Um dos organizadores da roda de samba, Wanderson Luna, foi informado pelos seguranças do evento que o casal estava com um grupo maior e que outras pessoas chegaram a imitar macacos para os profissionais. Ele ainda ressalta que é preciso que as autoridades tomem medidas para combater o racismo
O caso é acompanhado pela Comissão de Combate ao Racismo da Câmara dos Vereadores.
O episódio foi registado por uma frequentadora do evento, a assessora de imprensa Jackeline Oliveira.
O caso foi registrado na delegacia pelos responsáveis pelo evento, que só ficaram sabendo do que aconteceu no dia seguinte. Outro organizador da festa, Alex Oliver, pontua que a maioria dos frequentadores da roda de samba é negra.
Os seguranças e outras testemunhas estão sendo ouvidos pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, que investiga o caso e vai intimar a dupla flagrada em vídeo cometendo os atos racistas. Os investigadores ainda fazem o trabalho de identificação do homem que aparece nas imagens.
A BandNews FM procurou o consulado da Argentina e o Itamaraty sobre o caso, mas ainda não teve resposta.