
Duas semanas após a morte do turista gaúcho no Cristo Redentor, uma série de mudanças foram apresentadas pelos responsáveis de um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.
As medidas foram tomadas após dias de análises da movimentação no corcovado. Nesta segunda-feira, o ICMBio, o IPHAN, a concessionária Trem do Corcovado e a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor ainda realizaram uma coletiva de imprensa para destacar as novas medidas.
Uma das principais mudanças foi no horário de funcionamento do parque. Agora, o local abre às 7 da manhã e fecha 7 da noite.
Durante esse trecho do dia, o Corcovado conta com um posto de saúde e uma ambulância fixa para atendimentos de primeiro socorros.
Caso aconteça algum evento antes ou depois desse horário, a unidade móvel de saúde vai continuar em atuação, como explica o secretário de estado de defesa do consumidor Gutemberg Fonseca.
A promessa é que até novembro os elevadores do corcovado sejam modernizados. A medida faz parte das ações que buscam mais segurança e acessibilidade para o ponto turístico.
No último dia 16, Jorge Alex Duarte, de 54 anos, teve um infarto ao subir a escadaria do ponto turístico. O Sam demorou 34 minutos para chegar e declarou a morte do turista.
As investigações ainda estão em andamento. Segunda a Polícia Civil, todas as testemunhas intimadas já foram ouvidas pelos investigadores.
Além disso, 8 representantes das empresas trem do corcovado e paineiras corcovado, responsáveis pelo monumento, e da empresa dedica saúde, que presta serviços médicos aos visitantes, também já foram até a delegacia do consumidor.
Os responsáveis podem responder por crime contra relação de consumo e omissão de socorro.