Criminosos explodiram duas agências bancárias na Estrada do Tindiba, na Taquara, Zona Oeste do Rio, próximo à Praça Jauru. A mais danificada foi a Caixa Econômica Federal, perto do número 2.941. A outra foi do Santander que também fica na Praça Jauru, número 23.
Um agente do Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais identificado como Antônio Botelho, de 51 anos, foi ferido por estilhaços ao tentar desarmar uma bomba dentro da Caixa e socorrido para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. É estável o quadro de saúde dele. Também não há ainda um levantamento do prejuízo provocado pelos ataques.
Nas imagens gravadas é possível observar o cenário de destruição na agência da Caixa Econômica Federal com vidros e grades da entrada no chão, teto caído e caixas eletrônicos explodidos. A mesma agência também foi alvo de seis criminosos em 2015.
Os moradores começaram a escutar os estrondos das bombas por volta das 3h30 desta sexta-feira (2). A Polícia Militar foi acionada e houve confronto quando os agentes chegaram na Estrada do Tindiba.
Os criminosos utilizaram veículos de motoristas que transitavam na via no momento dos ataques para montar uma espécie de ''barricada'' para evitar a chegada da Polícia Militar.
Não houve prisões. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve acionamento para feridos nas ocorrências. A Polícia Militar apreendeu R$ 450,00 que estavam nas imediações dos bancos e um saco com objetos perfurantes em forma de cruz retorcida, o ''miguelito''.
O Santander disse que colabora com as investigações. A Caixa afirmou que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes e aguarda liberação da perícia pelos órgãos de segurança para avaliar o prazo de reabertura da Agência Praça Jauru (RJ).
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes