Dois ônibus articulados da nova frota do BRT foram vandalizados no corredor Transolímpica, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira (18). Os dois casos aconteceram em articulados da linha 51, que liga a Vila Militar ao Recreio.
Em um dos veículos, o estofado do banco foi furado, os assentos danificados por objetos cortantes e a borracha da janela puxada e rasgada. No outro, o vândalo tentou abrir a tampa do sistema de portas, destruindo o equipamento que custa R$ 1.300,00.
Em um vídeo feito pela câmera de segurança do veículo e postado na Internet pelo prefeito Eduardo Paes, é possível vê-lo chutando a porta e xingando o motorista. O ato foi repreendido por outros passageiros.
A Mobi-Rio diz que todos os reparos necessários já foram feitos, mas que os ônibus precisaram ficar quatro horas fora de operação, prejudicando os passageiros.
Quinze ocorrências de vandalismo, como janelas apedrejadas e bancos rasgados e perfurados, além de doze martelinhos de segurança furtados e trinta pichações, já foram registradas desde que os ônibus da nova frota começaram a circular.