Dois novos complexos penitenciários vão ser construídos no estado do Rio. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro durante assinatura de termos de cooperação e investimento com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
No total, serão mil vagas: 800 de segurança média e 200 de segurança máxima. As unidades serão construídas com verba do Fundo Penitenciário Nacional.
De acordo com Claudio Castro, ainda não há previsão para início das obras, nem definição de onde os presídios vão ficar.
O ministro da Justiça também afirmou que o Rio poderá transferir 31 presos de alta periculosidade para presídios federais. A medida é considerada importante porque dificulta possíveis articulações de grupos criminosos. Ainda não há uma lista definida com criminosos que irão para as unidades fora do estado.
Apesar do número inicial, Flávio Dino disse que o total é flexível e que todas as transferências autorizadas pela Justiça serão feitas.
O estado já vem recebendo verbas federais para a compra de equipamentos, materiais e para projetos em andamento na área de segurança pública. Já foram comprados: nove drones, 18 carros, quatro veículos descaracterizados, 194 pistolas e 20 armas não letais.
Entre as medidas, que serão implementadas com os recursos da União está a construção da primeira Casa da Mulher Brasileira do estado, para acolher mulheres vítimas de violência, que corram risco de morte.
O total que será investido no Rio com verba do Fundo Nacional de Segurança Pública deve chegar a 272 milhões de reais.