Documentos do Arquivo Nacional mostram relatos de pilotos brasileiros sobre óvnis

O Arquivo Nacional possui mais de 800 registros de Ovnis feitos pela Força Aérea Brasileira

Por Mayara Rocha

  • facebook
  • whatsapp
  • twitter
Documentos estão disponíveis gratuitamente e podem ser acessados por qualquer pessoa
Arquivo Nacional

O avistamento de objetos voadores não identificados são pontos de discussão entre curiosos em todo o Brasil. E no Rio de Janeiro, não seria diferente. Recentemente, documentos disponibilizados pelo Arquivo Nacional, revelaram arquivos relatados para a Força Aérea Brasileira de pessoas que afirmam terem observado Ovnis.  

Segundo o relatório, que é aberto ao público, no estado fluminense o registro mais antigo data de 1952 na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital, sendo também o mais velho catalogado pelo órgão. Na ocasião, foram capturadas fotos do objeto sobrevoando a praia.

Para o ufólogo Marco Petit o caso pode ser considerado o mais importante da ufologia do Rio de Janeiro.  

Já o episódio mais recente no Rio, ocorreu em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, em março de 2023. De acordo com a ficha de controle do tráfego hotel do Comando da Aeronáutica, o piloto relatou que o ovni teria de 2 a 3 metros e não emitia sons e nem deixou rastros.  

De acordo com o presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos, Marco Petit, nem todo objeto voador não identificado tem origem extraterrestre.  

Os documentos também citam outros casos no Rio de Janeiro. Um deles foi em Macaé, na Região Metropolitana, em janeiro de 1983. Nele, um objeto teria caído sobre uma residência.  

Três anos depois, houve o registro de tripulantes de um navio que ia em direção ao Rio.  

O Arquivo Nacional possui mais de 800 registros de Ovnis feitos pela Força Aérea Brasileira, que estão disponíveis pública e gratuitamente.

Somente no ano passado, cerca de 30 reportes foram feitos ao órgão.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.