Ainda não há prazo definido para a Fundação Saúde, braço da Secretaria de Estado de Saúde, terminar a análise da documentação e da capacidade técnica do laboratório, que vai ser contratado de forma emergencial para atender 12 unidades da rede estadual.
O laboratório Rocha e Fonseca Diagnósticos ficou na segunda colocação do pregão eletrônico realizado no ano passado. Na ocasião, o vencedor foi o PCS LAB, que teve os contratos suspensos após o caso de seis pacientes que passaram a viver com HIV após receberem órgãos transplantados.
No entanto, a contratação emergencial exclui os serviços relacionados ao Programa Estadual de Transplantes, que será feito pelo Hemorio.
Nesta quinta-feira (17), a BandNews FM foi aos dois endereços citados no site do novo laboratório, que mudou o nome comercial para Doutor Kanaan.
No primeiro endereço, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, funciona apenas uma casa de saúde. A reportagem perguntou aos funcionários da unidade se existia algum laboratório no espaço e a resposta foi negativa.
Já no segundo, que fica no centro do município da Região Metropolitana, a empresa funciona no 26º andar do Niterói Shopping. Na parte alta do prédio ficam as salas comerciais, como o laboratório.
Na entrada da sala, o paciente entra na área de recepção do laboratório com duas cadeiras disponíveis para esperar o atendimento. Além de um banheiro, esse espaço principal ainda contém uma outra parte que dá acesso à área de análise clínica.
Nas imagens gravadas pela reportagem é possível ver que o espaço fica em uma parte pouco movimentada do estabelecimento comercial.
Em nota, a Fundação Saúde disse que o laboratório já confirmou interesse em prestar serviço à rede estadual.
Procurado, o laboratório Rocha e Fonseca Diagnósticos ainda não se posicionou.