
A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta para a importância da observação atenta da pele para detectar de forma precoce doenças como o câncer e outras condições. Alterações como manchas que coçam, descamam ou sangram, feridas que não cicatrizam e mudanças em pintas ou sinais existentes devem ser observadas com atenção e investigadas.
De acordo com a entidade, a identificação precoce e o tratamento eficaz aumentam significativamente as chances de cura do paciente, principalmente nos casos de câncer de pele.
O presidente da SBD, Dr. Carlos Barcaui, reforça a importância dos cuidados com a pele.
A pele desempenha funções essenciais e pode refletir precocemente sinais de doenças sistêmicas. Associar a dermatologia à saúde integral significa reforçar nosso compromisso com a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças dermatológicas.
Além da prevenção e do tratamento de doenças, o acompanhamento dermatológico também pode contribuir para o envelhecimento saudável, por meio de técnicas de fotoproteção e tratamentos antienvelhecimento para minimizar os efeitos do tempo, além da hidratação constante da pele.