
"Um sonho intenso, um raio vívido", um trecho que faz parte do Hino Nacional e que também serve para ilustrar a relação do povo brasileiro com o hino e toda a história por trás da composição, que passou por diferentes alterações e episódios marcantes do país.
No dia 13 de abril é comemorado o 'Dia do Hino Nacional'. Apesar de ser pouco conhecida, a data faz alusão a primeira execução pública do hino no Teatro São Pedro, no Rio de Janeiro, em 1831.
Com música do maestro Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque-Estrada, o Hino Nacional Brasileiro é considerado um dos mais complexos do mundo.
A melodia surgiu em comemoração à Proclamação da Independência do Brasil, mas só foi relembrada após a abdicação de Dom Pedro I.
Foram diverentes versões até a atual letra, escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada e escolhida em 1909, quando venceu um concurso instituido pelo governo federal. No entanto, ela só foi oficializada no centenário da Independência, em 1922.
A pesquisadora e musicista Rosana Lanzelotte explica os motivos que fizeram o hino cair no gosto popular.
O que será que torna a música de Francisco Manuel da Silva tão empolgante? Trata-se de uma marcha, como é o caso da maior parte dos hinos. São feitos para serem cantados em marcha, em geral, acompanhados por uma banda. A marcha se caracteriza pelo ritmo pontuado, que aparece logo na primeira frase da melodia. A quarta ascendente do início é o intervalo afirmativo, heroico.
A criadora do portal Brasilis também relembra como o hino fez sucesso fora do país, durante a Copa do Mundo de 2002, disputada na Coreia do Sul e no Japão.
O hino de sua autoria é considerado um dos mais inspirados entre todos. Durante a Copa do Mundo, em 2002, o jornal britânico The Guardian sugeriu que os ingleses acordassem mais cedo para desfrutar de mais uma contribuição do Brasil para a felicidade humana. Com a França eliminada, o Brasil tem o melhor hino nacional da Copa do Mundo em 2002. Escrito por Francisco Manuel da Silva, é o mais jovial, alegre, melodioso e fascinante hino nacional do planeta.
Em 2009 o Congresso Nacional aprovou projeto de lei que tornou obrigatória a execução do Hino Nacional, uma vez por semana, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental.