Dia das Crianças deve impulsionar setor comercial no Rio

Atual momento da economia gera otimismo em comerciantes e consumidores

Por Jeane Moraes (sob supervisão)

Dia das Crianças
Agência Brasil

O comércio carioca espera um crescimento de 5% nas vendas para o Dia das Crianças. A informação é de uma pesquisa feita pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município.

Segundo o CDLRio, os brinquedos lideram o ranking de produtos estimados para compra, com 40% das intenções dos clientes. Em segundo lugar, estão roupas e calçados, com 23%.

Segundo o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, os dados têm relação com o bom momento econômico atual. Ele destaca os principais fatores para a estimativa otimista.

“Nossa pesquisa indicou uma expectativa de crescimento na ordem de 5%. É claro que não temos certeza do porcentual exato. Pode ser um pouco maior, um pouco menor... Em todo caso, demonstra um certo otimismo moderado em relação à performance das vendas. Demonstra, ainda, um crescimento na confiança do empresário e do consumidor. Temos esperança na redução dos juros, que favorece o comércio, e também na diminuição do endividamento”.

A pesquisa ainda aponta um valor médio de 150 reais gastos por pessoa na aquisição dos presentes. Além disso, estima-se que 80% destes clientes vão utilizar o pagamento parcelado por cartão de crédito. Os outros meios mais usados devem ser cartão de débito, pix e dinheiro, nesta ordem.

A professora Silvânia de Castro tem dois netos: um menino de 5 anos e uma menina de 3. Ela conta que vai usar o cartão de crédito para presentear as crianças e ressalta a importância para a família dos presentes dados na data comemorativa.

“A importância de presenteá-los no Dia das Crianças está, primeiramente, na criação de memórias. Não é o presente em si, mas a lembrança que eles vão ter. “Ah, minha avó costumava me dar presentes”. O presente representa carinho, afeto e amor. Pretendo pagar com cartão de crédito. Sempre faço isso, até porque posso gerar milhas”.

A autônoma Daiana Barranhas, tem uma filha de 2 anos de idade. Por ser mãe pela primeira vez, ela destaca que se assusta com o alto preço dos brinquedos. Apesar do valor, Daiana faz questão de investir.

“Por mais que digam que essas datas comemorativas são muito voltadas para o comércio, eu acho muito legal. Gosto da ideia de dar presentes em datas comemorativas. O dia das crianças na minha família é muito legal. Nós juntamos as crianças e preparamos algo. Uma festinha, um encontro, um passeio legal… O presente faz parte disso tudo. Não só pelo presente, mas pela memória que fica guardada sobre o dia”.

O Dia das Crianças é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio do Rio, depois do Natal.

Ainda de acordo com a pesquisa do CDLRio, os pais são os principais consumidores, seguido dos avós, dos tios e dos padrinhos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.