Detran alerta para necessidade de credenciamento de ferros-velhos

Para isso, basta ir na sede do Detran no Centro do Rio, na Avenida Presidente Vargas, ou acessar o site do órgão

Giovana Faria

Detran alerta para necessidade de credenciamento de ferros-velhos
detran
Detran

Depois de dar início à primeira operação de fiscalização de ferros-velhos, a força-tarefa criada pelo Governo do Estado alerta para o a necessidade de credenciamento dessas empresas no Detran-RJ.

Nesta semana, dois donos de ferros-velhos foram indiciados pelos crimes de receptação e, em um dos casos, descarte de óleo no solo. Isso porque parte da sucata ainda estava com resto de óleo de motor em contato com o solo, o que é considerado crime ambiental.

Os estabelecimentos, que ficam localizados em Itaboraí, às margens da BR-101, na Região Metropolitana do Rio, foram interditados. Nesta quarta (23), os agentes retornaram ao local para recolher as peças e carcaças de veículos que foram apreendidas.

O corregedor do Detran-RJ, Glaucio Paz Silva, afirma que, agora, o material será levado para empresas de fundição, para que retorne ao mercado como aço e não mais peça ilegal.

Nos dois ferros-velhos, foram encontradas peças de veículos roubados. Um deles havia sido roubado, inclusive, na semana passada. Além disso, os dois estavam operando em situação irregular - um sequer tinha alvará de funcionamento, cadastro no Detran e certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, e o outro chegou a dar entrada no pedido de credenciamento do Detran, mas não foi aprovado. Em um dos ferros-velhos, os agentes ainda identificaram furto de energia elétrica e água.

Essa é a primeira operação da força-tarefa, que foi criada na última sexta-feira (18) em decreto pelo Governo do Estado. Coordenada pelo Detran-RJ, as ações unem as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Secretaria da Fazenda no combate ao comércio ilegal de peças roubadas ou furtadas de veículos. No último mês, as equipes já vinham fazendo ações educativas, orientando os ferros-velhos para que se cadastrassem no Detran-RJ, mas a partir dessa semana as ações serão de fiscalização.

O Detran-RJ orienta que os proprietários de ferros-velhos que ainda não se regularizaram busquem fazer o credenciamento o quanto antes. Para isso, basta ir na sede do Detran no Centro do Rio, na Avenida Presidente Vargas, ou acessar o site do órgão, por onde é possível solicitar um pré-cadastro.

Mais notícias

Carregar mais