Despejo de esgoto irregular causa morte de peixes na Lagoa Piratininga

A informação é de especialistas ouvidos pela BandNews FM nesta quinta-feira (14)

Por Giovanna Faria

Lagoa de Piratininga
Divulgação

O despejo de esgoto irregular pode ser a causa da morte de milhares de peixes na Lagoa Piratininga, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. A informação é de especialistas ouvidos pela BandNews FM nesta quinta-feira (14).

O ambientalista Mário Moscatelli explica que o crescimento urbano desordenado e ordenado em toda a Região Metropolitana é o principal motivo para a poluição da lagoa. Ele afirma que é necessário retirar o despejo de esgoto, além de aumentar a troca de água com o mar.  

O ouvinte Marcos Damasio relata que há anos a poluição na lagoa aumenta e, com isso, muitas famílias que tinham a pesca como fonte de renda precisaram se mudar. Ele destaca que é uma sensação de tristeza encontrar tantos peixes mortos no local.  

A Prefeitura de Niterói aponta que trabalha para fiscalizar e até autuar imóveis que não estejam ligados à rede de esgoto do município. Em 2023, segundo o município, mais de 4 mil imóveis da Região Oceânica tiveram a ligação na rede de esgoto vistoriada.  

Além disso, a Prefeitura disse que vai vistoriar os imóveis do Bairro do Jacaré, que são responsáveis por uma grande parcela de esgoto na lagoa.

Cerca de R$ 28 milhões devem ser investidos ainda para desobstruir o túnel do Tibau, que liga a Lagoa de Piratininga ao mar. O município afirma que ofereceu ajuda ao Governo do Rio para restabelecer o fluxo de água.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.