O período de volta às aulas traz um desafio para os pais: ajustar os horários e o sono. Durante as férias, a rotina dos pequenos costuma ficar mais flexível e alguns hábitos são deixados de lado.
No entanto, uma rotina de sono saudável ajuda na concentração e no aprendizado escolar das crianças. O especialista em medicina do sono Gleison Guimarães, que lança nesta semana o livro "Super Sono", destaca a importância de se preocupar com esse tema desde a infância.
Pensando nesses benefícios, a professora Fernanda Gouvêa conta que ela e seu esposo tentam manter os horários do filho regulados tanto na hora de dormir quanto na de acordar.
A professora Joelma Silveira comenta que enfrenta dificuldade de adaptação com sua filha pré-adolescente.
A educadora e consultora materno infantil, Eliana Dias, dá dicas de como os pais podem ajustar a rotina de sono dos seus filhos com a volta às aulas.
É importante ressaltar que os horários variam de acordo com a idade da criança. Os mais novos estão prontos para iniciar o sono noturno aproximadamente 12 horas após o início do dia, enquanto os adolescentes precisam de 13 a 15 horas.