Defesa Civil vai demolir parte de fachada de prédio que desabou no Centro

Como a estrutura caiu por volta das cinco da manhã, nenhuma das lojas que ficam dentro do local estava funcionando

Por Gustavo SlemanGabriela Souza

Defesa Civil vai demolir parte de fachada de prédio que desabou no Centro
Divulgação

A Defesa Civil vai demolir a parte que ainda está de pé de uma da fachada de um prédio histórico que desabou nesta quinta-feira(9), na rua Alexandre Mackenzie, na Região Central do Rio.

Como a estrutura caiu por volta das cinco da manhã, nenhuma das lojas que ficam dentro do local estava funcionando. Os comerciantes que trabalham na região afirmam que o acidente já era esperado, devido à falta de fiscalização e manutenção no prédio.

Segundo o historiador Rafael Mattoso, muitas construções no Rio de Janeiro, que já existem há mais de um século, foram feitas com blocos de pedras e óleo de baleia. Ele ressalta que isso dificulta na hipermeabilidade do solo, já que a região central era formada por praias e rios.

Além dos prédios abandonados na Rua Alexandre Mackenzie, local do desabamento, outras estruturas no Centro da cidade se encontram na mesma situação. Na Rua Senador Pompeu, por exemplo, a reportagem da BandNews FM flagrou pelo menos cinco imóveis com rachaduras e sinais de deterioração.

Já na Avenida Tomé, cresceu até uma árvore em um antigo hotel que funcionava próximo da Avenida Marechal Floriano, uma via muito movimentada.

O especialista em gerenciamento de crise Gerardo Portela aponta os riscos de má conservação de prédios como o que desabou.

Procurada pela BandNews FM, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio ainda não se pronunciou.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.