A Defesa Civil vai demolir a parte que ainda está de pé de uma da fachada de um prédio histórico que desabou nesta quinta-feira(9), na rua Alexandre Mackenzie, na Região Central do Rio.
Como a estrutura caiu por volta das cinco da manhã, nenhuma das lojas que ficam dentro do local estava funcionando. Os comerciantes que trabalham na região afirmam que o acidente já era esperado, devido à falta de fiscalização e manutenção no prédio.
Segundo o historiador Rafael Mattoso, muitas construções no Rio de Janeiro, que já existem há mais de um século, foram feitas com blocos de pedras e óleo de baleia. Ele ressalta que isso dificulta na hipermeabilidade do solo, já que a região central era formada por praias e rios.
Além dos prédios abandonados na Rua Alexandre Mackenzie, local do desabamento, outras estruturas no Centro da cidade se encontram na mesma situação. Na Rua Senador Pompeu, por exemplo, a reportagem da BandNews FM flagrou pelo menos cinco imóveis com rachaduras e sinais de deterioração.
Já na Avenida Tomé, cresceu até uma árvore em um antigo hotel que funcionava próximo da Avenida Marechal Floriano, uma via muito movimentada.
O especialista em gerenciamento de crise Gerardo Portela aponta os riscos de má conservação de prédios como o que desabou.
Procurada pela BandNews FM, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio ainda não se pronunciou.