Sol, praia e uma galera disposta a curtir o verão. Mas não se pode abandonar os cuidados nessa época do ano. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros lançaram a Operação Verão 2024/2025.
A ação desta vez traz diversas novidades para reforçar a segurança nas praias do Rio de Janeiro. A iniciativa conta com 43 novos barcos infláveis, dois drones equipados com faróis de busca de 900 metros e megafones, além do inédito serviço médico em motos aquáticas.
Segundo o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, houve um aumento de 30% no efetivo da corporação, buscando atender à alta demanda da temporada. No último verão, mais de 12.600 salvamentos foram realizados nas praias.
No mesmo período da operação verão anterior, foram registrados 9876 resgates.
O investimento na tecnologia vai permitir uma maior efetividade no serviço dos militares. Os novos drones, por exemplo, equipados com faróis de longo alcance e megafones, prometem agilizar resgates e alertar os banhistas sobre situações de risco.
Já os médicos nas motos aquáticas garantirão atendimento rápido em emergências, uma inovação que pode salvar vidas.
O Corpo de Bombeiros orienta banhistas a seguirem medidas simples, mas essenciais, para garantir a segurança. Como explica o major Fábio Contreiras.
Com as medidas implementadas, a expectativa é que a temporada seja mais tranquila e segura para moradores e turistas.
No último verão, mais de 12.600 salvamentos foram realizados nas praias
Tomaz Silva/Agência Brasil