Anulação de votos de 5º colocado pode fazer eleição de São João de Meriti (RJ) não ter 2º turno

Se confirmada a eleição de Léo Vieira, das 92 cidades do Rio, somente Niterói, na Região Metropolitana, e Petrópolis, na Região Serrana, terão segundo turno

Por Daniel Henrique

Com a decisão, Léo Vieira, do Republicanos, passaria de cerca de 49% para 50,91% dos votos válidos
Reprodução

O candidato Léo Vieira, do Republicanos, deve ser eleito como prefeito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ele disputaria o segundo turno contra Valdecy da Saúde, do PL, que após a apuração havia conquistado 33% dos votos.

No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio indeferiu a candidatura de Professor Joziel, do DC, que ficou em quinto lugar no pleito, e anulou os cerca de 2.600 votos que ele havia recebido.

Com a decisão, Léo Vieira, do Republicanos, passaria de cerca de 49% para 50,91% dos votos válidos.

De acordo com a juíza da 88ª Zona Eleitoral, Renata Travassos Medina de Macedo, a candidatura do vice de Professor Joziel, Felipe Castro da Silva, conhecido como Felipe Juventude, foi indeferida em setembro. A legenda, no entanto, não apresentou outro nome para substituição até a data limite, o que causou o indeferimento da candidatura e, segundo a medida, alteração do resultado do pleito.

A adoção das medidas necessárias para o implemento da decisão judicial vai acontecer na próxima sexta-feira (11).

Em comunicado, Léo Vieira disse que confia na justiça e que vai aguardar a homologação do resultado.

Recebi com muita alegria e satisfação. Eu confio muito na justiça. 122.399 meritiense foram às urnas, acreditando na grande mudança. Agora nós vamos aguardar esse resultado ser homologado para a gente começar as tratativas de fazer a transição e um diagnóstico de como está a realidade hoje da administração da prefeitura, para que a gente possa subir dia 1º de janeiro já sabendo o que a gente vai encontrar e poder fazer a entrega a esse povo maravilhoso e amado da minha cidade, São João de Meriti

O advogado especializado em Direito Eleitoral, Alberto Rollo, diz que é possível que seja feita uma recontagem dos votos, mas que a decisão ainda cabe recurso.

Quando houver essa anulação definitiva, é possível, fazendo uma recontagem, é possível que em cidades onde tem segundo turno, o candidato que ficou ali na beira com 49 %, com essa anulação, acabe fazendo os 50% mais um e aí nem tem segundo turno. Mas é uma situação muito instável e insegura, porque mesmo que seja o quarto candidato colocado, o quinto candidato colocado, ainda tem recurso, ele tem direito de recorrer de decisão do TRE para o TSE

A BandNews FM entrou em contato com as equipes dos candidatos Valdecy da Saúde, que disputaria o segundo turno, e do Professor Joziel, que teve a candidatura indeferida, mas ainda não teve retorno.

Se confirmada a eleição de Léo Vieira, das 92 cidades do Rio, somente Niterói, na Região Metropolitana, e Petrópolis, na Região Serrana, terão segundo turno.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.