A taxa de desemprego no Brasil caiu 0,4 ponto porcentual no trimestre de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022 em relação aos três meses anteriores. Doze milhões de pessoas estavam sem trabalho. Segundo os dados do IBGE, o índice ficou em 11,2%.
No mesmo período, o número de desempregados foi 3,1% menor e apresentou queda de 19,5% em comparação com os meses de dezembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021. Já a população ocupada se manteve estável desde setembro, mas teve alta de 9,1% na comparação anual.
Apesar disso, a taxa de desemprego é a mesma da registrada no trimestre terminado em janeiro desse ano.
Nayara Ramos, de 26 anos, relata a dificuldade para conseguir emprego e diz que faz bicos de vez em quando para conseguir alguma renda.
O índice relativo à informalidade teve leve queda entre os trimestres encerrados em novembro e fevereiro, chegando, segundo o instituto, a 38 milhões e 300 mil brasileiros. Ao longo dos primeiros meses de 2022, também houve aumento de 18,5% no número de empregos sem carteira assinada: foram quase 2 milhões de pessoas.
A colunista de Economia da BandNews FM, Juliana Rosa, diz que, além de sofrem com o desemprego, a populaçao ainda tem sido atingida pela alta da inflação.
A população fora da força de trabalho também aumentou de setembro a fevereiro: 65 milhões e 300 mil pessoas. Em relação ao ano anterior, houve queda de 5%.