Curto circuito em subestação de energia deixa moradores da Tijuca sem luz

A explosão deixou moradores da Tijuca sem luz por quatro horas durante a madrugada desta quinta-feira (26)

Por Vinícius Calixto

Rua Mariz e Barros na Tijuca apagada
Reprodução

A Light investiga as causas de uma explosão em uma subestação de energia no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio, que deixou moradores da Tijuca sem luz por quatro horas durante a madrugada desta quinta-feira (26). 

Imagens que circulam na Internet mostram o momento em que a subestação pega fogo e o clarão que se forma por causa das chamas. Poucos segundos depois, uma explosão acontece e é possível observar o apagão imediato nas ruas do entorno. 

Moradores relataram o sufoco para dormir por causa do calor ao longo da madrugada.

As ruas mais afetadas foram Conde de Bonfim, Heitor Beltrão, Ibituruna, Desembargador Izidro e Rua Dona Zulmira. O curto circuito também provocou problemas nos sinais de trânsito da Rua Conde de Bonfim, a principal via da Tijuca, que ficaram com defeito por mais de sete horas. 

Este é o segundo apagão em menos de um mês na cidade do Rio. Há duas semanas, mais de trinta bairros da Zona Norte e do Centro do Rio, além de Duque de Caxias e São João de Meriti, ficaram sem energia elétrica. 

Segundo a Eletrobras e a Light, a queda de energia ocorreu devido ao rompimento de um cabo de Furnas na Subestação São José, em Belford Roxo. Inicialmente, a Light chegou a informar que uma ocorrência em outra subestação, que fica entre Cordovil e Vista Alegre, na Zona Norte, também teria causado o pagão. Depois a empresa voltou atrás e disse que se tratou de um incêndio em vegetação perto da instalação e sem impactos no fornecimento.

O apagão afetou o funcionamento de unidades de saúde, shoppings, aeroportos e transportes.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.