Dezenas de ouvintes da BandNews FM relatam que receberam mensagens de texto e e-mails do golpe da suspensão da CNH.
O crime consiste em dizer que a pessoa está sendo notificada extrajudicialmente e que corre o risco de ter a habilitação suspensa. Em seguida, é recomendado um link ou uma chave Pix para que, supostamente, a situação seja regularizada.
Por vezes, para dar credibilidade, os golpistas imitam o layout do Detran ou do portal Gov BR, utilizando até os dados da potencial vítima, como nome da mãe e data de nascimento.
Os ouvintes relatam que, por pouco, conseguiram escapar de ter um prejuízo, enquanto outra nem carteira de motorista tinha.
A minha sorte foi que eu desconfiei porque o pagamento estava em pix e também entrei no site do Detran, porque na verdade eu recebi por SMS.
Eu recebi essa mensagem, eu estranhei porque eu nunca tirei a carteira, nem processo, nada disso, e recebi essa mensagem.
Estava com umas multas, pagando umas multas. Falei, 'caramba, será que eu perdi minha carteira?' Aí entrei, parecia o GOV, aí eu falei, 'caramba, vou pagar porque tenho que aproveitar.' Quando eu colei a conta, aí o próprio Nubank já me deu o aviso dizendo que isso poderia ser um golpe.
Em nota, o Detran reforça que não entra em contato com os usuários por SMS, email ou telefone. As infrações de trânsito são enviadas por carta registrada.
O advogado especialista em Direita da Personalidade e Proteção de Dados, Kevin de Souza, dá dicas para evitar os golpes.
A primeira recomendação é não clique nos links desconhecidos. Caso você tenha qualquer dúvida, acesse diretamente o site oficial do Detran do seu estado, ou através do aplicativo GOVBR para verificar a sua situação. A segunda recomendação é bloqueie o número do remetente, isso ajuda, obviamente, a você receber novas mensagens de golpistas. A melhor forma de a gente prevenir esse tipo de situação é através da informação, então sempre fique atento aos canais oficiais para evitar esse tipo de fraude.
Caso já tenha caído no golpe, a recomendação é bloquear o cartão, caso o pagamento tenha sido feito desta forma, e entrar em contato com o banco, além de registrar um boletim de ocorrência, reunindo os prints das mensagens recebidas.