Dez pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil contra uma quadrilha especializada em roubo e furto de carros para o desmanche de peças.
Os agentes tentam cumprir 20 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão em comunidades de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. As equipes também atuam em São Paulo, na Bahia e em Santa Catarina.
As investigações revelaram que o grupo é responsável pela desmontagem de cerca de 80 veículos roubados ou furtados por semana. Em um ano, os investigados movimentaram mais de 30 milhões de reais.
Segundo a Polícia Civil, os carros eram levados para dentro das comunidades e as peças eram armazenadas em depósitos alugados em nome de laranjas. Depois, o material era enviado para São Paulo e, de lá, distribuído para estados como Goiás, Santa Catarina e Bahia, onde as peças eram vendidas por ferros-velhos e lojas de autopeças no mercado clandestino.
Apontado como um dos responsáveis pela logística do crime, Robson Lopes Alves, conhecido como Tobah, foi preso em São Paulo.