Dois criminosos foram presos na Rua Magno Martins, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, enquanto cobravam taxas para que motoristas de aplicativos e de transportes alternativos pudessem circular na região. A ação aconteceu, nesta terça-feira (28), após denúncias dos profissionais.
Segundo relatos, traficantes do Morro do Dendê passaram a exigir R$ 85 por semana dos motoristas de vans e dos aplicativos 99 Táxi e Uber. Os criminosos abordam os veículos e levam os profissionais até a comunidade. No local, os motoristas são obrigados a se cadastrar na cooperativa do tráfico e a pagar o valor semanal, além de uma taxa diária de R$ 15. Os traficantes anotam a placa do carro, o número do documento e a marca do veículo para conseguir vigiar quem circula e está com o pagamento em dia. Caso o valor não seja acertado na data combinada, os criminosos ameaçam incendiar os veículos.
Um ouvinte que teve a identidade preservada e a voz distorcida afirma que já foi vítima dos criminosos.
Outro ouvinte, que também teve a identidade protegida, disse que a Ilha era um local bom local para fazer viagens antes da prática.
Em nota, a Polícia Militar informou que o comando do batalhão da Ilha do Governador está atento às informações sobre as possíveis práticas criminosas e está atuando para prender os envolvidos, como foi feito na ação desta terça-feira.