Uma criança de 10 anos foi internada nesta terça-feira (4) após ser encontrada com larvas e feridas na cabeça causadas por piolhos. Testemunhas apontam negligência por parte da família.
Há cerca de dois meses, a Escola Municipal Dr. Getúlio de Moura, que fica em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, já havia enviado uma solicitação à família da menina pedindo uma intervenção após funcionários notarem a gravidade do caso.
A criança foi encaminhada para a UPA Pediátrica Walter Garcia, em Duque de Caxias, na mesma região, depois de vizinhos acionarem o socorro.
Um vizinho, que prefere não ser identificado, conta que chegou a ficar em estado de choque ao ver a situação da vítima.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram identificadas múltiplas lesões profundas na região craniana e a paciente vai precisar permanecer internada na sala vermelha da unidade com cuidados intensivos.
O caso também foi levado para a rede de proteção à Criança e Adolescente do município.
Testemunhas ainda relataram aos médicos que os cuidados pessoais e de moradia da criança são extremamente precários.
A menina vive com a mãe e os avôs. Ainda de acordo com vizinhos que acompanharam a situação, a avó está com a criança no hospital e a mãe voltou para casa. Eles relatam que a mãe não permitia que ninguém chegasse perto da vítima e não a levou mais para a escola desde que foi notificada em abril.