Após recorrer da decisão que aprovou o processo de recuperação judicial da Light S/A, um grupo de credores divulgou nesta quarta-feira (17), uma carta aberta acusando a empresa de falta de diálogo.
Os investidores detêm, aproximadamente, R$ 5 bilhões em debêntures, títulos de dívidas. Segundo eles, até o momento, "após inúmeras tentativas", não foi aberto diálogo com a gestão da companhia.
Em uma teleconferência para comentar os resultados do primeiro trimestre de 2023, o CEO da Light, Octavio Lopes, classificou os investidores como "um pequeno grupo de credores", que age "com agressividade".
No documento, os debenturistas alegam representar mais de três milhões de investidores pessoas físicas.
(A carta aberta ainda pontua que os números divulgados pela empresa no balanço do terceiro trimestre de 2022 não demonstravam nenhuma urgência financeira.
As dívidas da Light são avaliadas em aproximadamente R$ 11 bilhões. Como mostrou a BandNews FM, o pagamento dos títulos de dívidas da companhia havia sido suspenso, por decisão favorável da Justiça.
Sua subsidiária, maior distribuidora de energia do Rio de Janeiro, ainda enfrenta ainda o desafio de renovar a concessão junto ao Ministério de Minas e Energia.
O prazo para que a Light apresente o pedido de renovação se encerra em 4 de junho deste ano.
Procurada pela reportagem, a Light não respondeu até o fechamento desta reportagem.