Covid-19: universidades do Rio recomendam volta da utilização de máscaras

UFRJ, Uerj e Unirio divulgaram orientação diante do aumento de casos da doença no Rio nas últimas semanas e da identificação de uma nova variante na cidade

Por Filipe Brasil (sob supervisão)

Aumento de casos e nova variante motivam a decisão Raquel Portugal/FioCruz
Aumento de casos e nova variante motivam a decisão
Raquel Portugal/FioCruz

Diante do aumento dos casos de Covid-19 no Rio nas últimas semanas e da identificação de uma nova variante na cidade, a UFRJ, a Uerj e a Unirio recomendam a volta do uso de máscaras em ambientes fechados ou de aglomeração.

Segundo nota técnica da UFRJ, houve um crescimento substancial e progressivo do número de casos: de 2,6% dos testes em setembro para 18,3% em outubro.

A UERJ passou a recomendar o uso de máscaras nas áreas edificadas da universidade, assim como em locais onde o distanciamento mínimo de um metro não é possível.

Além do uso de máscaras, a Unirio também divulgou nota recomendando o isolamento, em caso de sintomas gripais até que a suspeita de Covid seja descartada, além da vacinação contra a doença.

No sábado (5), a Secretaria Municipal de Saúde informou que foi identificado um caso da nova subvariante da Covid na cidade, a Ômicron BQ.1. A paciente é uma mulher de 35 anos, moradora da Zona Norte do Rio. O sequenciamento genético para identificação da variante foi feito pela Vigilância Sentinela da Prefeitura com a Fundação Oswaldo Cruz.

Mais notícias

Carregar mais