Covid-19: Indicadores de transmissão seguem em queda

Dados são do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, que avaliou o período entre 10 e 23 de abril

João Boueri*

Fiocruz divulga novo balanço sobre a infecção por Covid-19
Leonardo Oliveira/Fiocruz

Os indicadores de transmissão do coronavírus no Brasil continuam em queda. Atualmente, nenhum estado apresenta uma alta significativa dos casos. A maioria registra tendência de queda na incidência de novos contágios. Os dados são do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, que avaliou o período entre 10 e 23 de abril.

Segundo a Fiocruz, nas próximas semanas deve ocorrer uma redução ainda maior dos números de mortalidade e internação em UTI pela doença. No entanto, os Estados do Amazonas e Paraíba ainda apresentam tendência de alta no número de mortes.

O estudo aponta que a idade média das internações está em menos de 60 anos. A idade média dos óbitos permanece acima dos 70 anos.

Para a pesquisadora do Observatório Covid, Margareth Portela, como ainda há alta de mortalidades em dois Estados do país, a preocupação da sociedade deve se manter. Ela ressalta, no entanto, que a situação atual é a melhor em dois anos.

Os casos de Covid-19 representam 35% do número de registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Durante a fase mais aguda da pandemia, a taxa era de 95%.

O boletim alerta ainda para a desigualdade na vacinação entre os estados. Segundo dados do MonitoraCovid-19, até o dia 23 de abril, mais de 427 milhões de doses de vacinas foram aplicadas no país. 83% da população com a primeira dose, 76,8% com o esquema de vacinação completo e 40,4% com a dose de reforço. Entretanto, enquanto o Estado de São Paulo apresenta 90% da população com a primeira dose, Amapá e Roraima estão com menos de 65% com a primeira dose.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.