O corpo da estudante que foi atropelada em Seropédica, na Baixada Fluminense, vai ser velado em Santa Branca, no Interior de São Paulo. O episódio aconteceu na noite de quarta-feira (22), na BR-465. A Polícia Civil trata o episódio como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e busca imagens de câmeras de segurança da região.
Camila Reis Florêncio, de 21 anos, se mudou para o Rio de Janeiro em 2022 para estudar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A jovem deixou a cidade natal, que tinha 13.975 habitantes, segundo dados do Censo 2022. A jovem cursava Engenharia Química. A UFRRJ se solidarizou com parentes e amigos, que prestaram homenagens à jovem, e declarou luto oficial de três dias.
Camila estava de bicicleta, voltando de um plantão da tutoria de Física que prestava na universidade. Ao atravessar a rodovia segurando o equipamento, foi atingida pelo caminhão por volta das 18h55. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas Camila Florêncio não resistiu aos ferimentos.
O local do acidente é um dos pontos com mais acidentes na rodovia federal, segundo a concessionária EcoRioMinas. No trecho que antecede o trecho onde houve o atropelamento, dois radares foram instalados em ambos os sentidos.
Familiares e amigos reclamaram das condições da via, principalmente sobre a iluminação e a sinalização. O estudante de Educação Física da UFRRJ, Luiz Felipe, também ressalta que não há faixa de pedestre próximo ao local do acidente.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Os familiares chegaram de São Paulo na madrugada desta quinta-feira (23).
O motorista do caminhão prestou depoimento na Delegacia de Seropédica e foi liberado. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte. A perícia foi feita no local.
Horas antes do acidente, Camila chegou a fazer uma publicação nas redes sociais. A jovem também trabalhava como consultora de operações em uma empresa.
Em nota, a concessionária EcoRioMinas, responsável pela via, disse que vai implantar em toda a extensão da BR-465 iluminação inteligente, uma tecnologia que modula a intensidade da luz de acordo com o fluxo de veículos e condições climáticas. A empresa disse também que vai instalar também duas passarelas na rodovia, uma no km 5 e outra no Km 6, devido a movimentação intensa de pessoas no entorno. No entanto, a concessionária não deu prazos para os serviços serem realizados.
A EcoRioMinas afirma também que há uma passarela a 400 metros do local do acidente e que o pavimento na via e a iluminação horizontal pintura na via) e vertical (placas) já foram restaurados durante o primeiro ano de concessão, nos trabalhos iniciais, e passará por outra revitalização em 2025.