Consumo nos Lares Brasileiros encerrou primeiro semestre do ano em alta

O indicador é medido pela Associação Brasileira de Supermercados

Por Gustavo Sleman

Consumo nos Lares Brasileiros encerrou primeiro semestre do ano em alta
Consumo nos Lares Brasileiros encerrou primeiro semestre do ano em alta
Reprodução

O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou o primeiro semestre do ano em alta de 2,47%. O indicador é medido pela Associação Brasileira de Supermercados e contempla todos os formatos e canais de loja, como atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce.

Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (27), na comparação com junho de 2022, o aumento foi de 6,96%. Já em relação a maio deste ano, houve alta de 0,55%.  

Na análise dos pesquisadores, recursos dos programas de transferência de renda do Governo Federal, como o Bolsa Família, e outros fatores, como o reajuste do salário mínimo e o pagamento dos lotes residuais de Imposto de Renda, ajudaram a movimentar o consumo nos lares.

Para o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, a tendência é de crescimento até o fim do ano, por causa de datas especiais e feriados.

O estudo Associação Brasileira de Mercados também apontou no semestre queda de 1,75% no indicador que mede a variação da cesta composta por 35 produtos de largo consumo. Em junho, todas as regiões pesquisadas registraram deflação no preço, que passou de R$ 750,22 em maio para R$ 741,23.

As carnes tiveram o maior recuo no período. De janeiro a junho, a carne bovina registrou queda de 8,2% com os cortes do traseiro e de 5,88% com os cortes do dianteiro. Na cesta de limpeza, os valores ficaram estáveis em junho, mas no acumulado do semestre, foi observado um aumento de 5,16% dos desinfetantes.

Já em relação aos itens de higiene e limpeza, sabonete, creme dental, papel higiênico e xampu tiveram aumento de mais de 3%, cada.

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